![]() |
| Smart Wine Glass - uma inovação portuguesa Créditos da imagem |
Os avanços tecnológicos continuam
a surpreender-nos. Desta vez, a inovação
está ligada ao negócio do vinho,
onde dois empresários portugueses foram distinguidos com o prémio WBIS Business
Award pelo projecto: the “Smart Wine
Glass”. A cerimónia decorreu durante o segundo dia da conferência “Wine Bussiness Inovation” cujo
principal objectivo é incentivar a criatividade e o espírito empreendedor na
área.
O conceito por trás do projecto
vencedor promete melhorar a experiência de degustação
de vinhos: o “Smart Wine Glass”
vai lembrar-se do nome de um vinho, ainda que o consumidor não consiga. Os críticos e peritos em vinhos num determinado
evento da área interagem com diferentes produtores e experimentam vários
produtos de muitas marcas, o que torna difícil, por vezes, conseguir memorizar o
nome de cada vinho. "A equipa criou um protótipo para um copo de vinho inteligente que recolhe
informações acerca dos vinhos provados e mesas visitadas", explicou André
Ribeirinho no “Wine Business Innovation”.
Como é que o "Smart wine Glass" funciona realmente?
Num determinado evento ligado a área de vinhos,
cada copo terá um chip electrónico que é lido pelos sensores instalados nas
mesas. O consumidor só tem que passar o copo
de vinho no sensor e este fica lá registado. Mais tarde, receberá um e-mail
com toda a informação importante acerca dos vinhos que provou e das marcas que visitou assim como o local onde
pode comprá-las.
A equipa portuguesa entende que
este conceito vai melhorar a vida dos profissionais
ligados à área dos vinhos: "Estamos muito felizes com a reacção ao
nosso projeto. Temos recebido um excelente feedback!" afirmou André
Ribeirinho.
Ver para crer.
O “Smart Wine Glass” vai ser implementado pela primeira vez no evento “Rios Vinhos de Portugal”
organizado por dois gigantes da comunicação social: o jornal brasileiro “O Globo” e do jornal português “O Público”, durante os dias 23, 24 e 25
de Maio, no Rio de Janeiro.
