Promoção de vinho e azeite português ganha verba da União Europeia

A Comissão Europeia aprovou 20 iniciativas de promoção de produtos agrícolas, dentro e fora do território comunitário. O vinho e o azeite português foram contemplados e vão receber 851 mil euros de Bruxelas.

Duas acções de promoção de produtos portugueses viram a Comunidade Europeia dar luz verde ao financiamento necessário para a sua realização. A verba que irão receber tem o valor de mais de 1,6 milhões, dos quais, 851 mil euros são oriundos de Bruxelas. Os 20 programas aprovados irão usufruir de um orçamento de 46,milhões de euros, metade desse valor será financiado pela União Europeia.

Relativamente aos programas nacionais contemplados, a Associação das Empresas de Vinho do Porto, responsável pela promoção deste vinho no mercado interno, vai receber um total de 281,780 euros. A outra acção de promoção portuguesa tem como foco o azeite e foi desenvolvida pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e a Casa do Azeite. Esta acção vai ter como objectivo principal os mercados da Alemanha, Reino Unido, Suécia, Polónia e, também, o mercado nacional. Os dois programas vão dispor de um total de quase de 1,4 milhões de euros, em que aproximadamente 681 euros são fundos comunitários.

Vinho português financiado por Bruxelas
Vinho português financiado por Bruxelas
Créditos de imagem

Os 20 programas foram seleccionados de um conjunto de 33 projectos submetidos até 30 de Novembro de 2013, constituindo assim a primeira vaga de apresentações, dentro do regime de informação e promoção de produtos agrícolas para o ano de 2014. Estas acções irão decorrer ao longo de 3 anos.

Os programas contemplados destacam vantagens específicas dos produtos da UE relacionados com critérios como a qualidade, higiene e segurança. De acordo com a União Europeia, todas as acções visam a promoção de produtos biológicos, vinho, leite, flores ou flora e ainda produtos feitos à base de cereais e arroz, classificados como DOP (Denominação de Origem Protegia) ou IGP (indicação Geográfica Protegida). A promoção das campanhas a nível extra comunitário vai ser feita na América do Norte, Rússia, China, Médio Oriente, Sudoeste Asiático, Índia e Turquia.