A Comissão Europeia aprovou
20 iniciativas de promoção de produtos
agrícolas, dentro e fora do território comunitário. O vinho e o azeite português
foram contemplados e vão receber 851 mil euros de Bruxelas.
Duas acções de promoção de produtos
portugueses viram a Comunidade
Europeia dar luz verde ao
financiamento necessário para a sua realização. A verba que irão receber
tem o valor de mais de 1,6 milhões, dos quais, 851 mil euros são oriundos de Bruxelas.
Os 20 programas aprovados irão usufruir de um orçamento de 46,milhões de euros,
metade desse valor será financiado pela União
Europeia.
Relativamente aos programas nacionais contemplados, a Associação das Empresas de Vinho do Porto,
responsável pela promoção deste vinho no mercado interno, vai receber um total de 281,780 euros. A outra acção de promoção portuguesa tem como
foco o azeite e foi desenvolvida
pela Comissão Vitivinícola Regional
Alentejana e a Casa do Azeite. Esta
acção vai ter como objectivo principal os mercados da Alemanha, Reino Unido,
Suécia, Polónia e, também, o mercado nacional. Os dois programas vão
dispor de um total de quase de 1,4 milhões de euros, em que aproximadamente 681
euros são fundos comunitários.
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| Vinho português financiado por Bruxelas Créditos de imagem |
Os 20 programas foram
seleccionados de um conjunto de 33 projectos submetidos até 30 de Novembro de
2013, constituindo assim a primeira vaga de apresentações, dentro do regime de
informação e promoção de produtos agrícolas para o ano de
2014. Estas acções irão decorrer ao
longo de 3 anos.
