O master sommelier alemão Hendrik
Thoma veio a Portugal para seleccionar os 50 melhores vinhos portugueses a
vender na Alemanha.
A Alemanha constitui o 7.º destino de exportação dos vinhos portugueses e o 2.º em vinhos tranquilos, com crescimento de 11,7% em valor. O objetivo para este mercado, a três anos, é crescer 14%, tendo um investimento de 260 mil euros.
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| Hendrik Thoma discute vinhos portugueses Créditos de imagem |
O crítico, Henrick Thoma,
explicou que a sua relação com o vinho português tem quase 20 anos e
afirma ter previsto a explosão de qualidade que se instalou no panorama
vinícola nacional. “Os alemães têm uma visão positiva dos vinhos
portugueses” explicou o sommelier, contudo muitos deles entram em contacto
com estes vinhos nas férias e depois chegam a casa e não as encontram”.
O especialista revelou qual o segredo
para crescer no mercado na Alemanha: trabalhar a diferença. A mensagem a
passar seria a ideia de que as castas em Portugal são únicas e variadas, são USP – Unique
Selling Product, pois desde que os vinhos portugueses mantenham um “estilo
próprio” não têm concorrentes directos no mercado alemão.
Hendrick Thoma
elege como seus favoritos os vinhos Alentejanos, embora tenha conhecido
primeiro os vinhos do Douro e depois as regiões do Dão, Bairrada e Vinho Verde.
O crítico acredita que o caminho para convencer os
grandes compradores e sommeliers alemães a colocarem os vinhos
portugueses nas cartas dos restaurantes é experimentarem a verdadeira cozinha
portuguesa acompanhada pelos melhores vinhos nacionais. Muitos deles desconhecem a cultura
nacional e os vinhos portugueses, há que passar uma imagem de
credibilidade e a ideia de que se pode acreditar nesse produto.
